acompanhar

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O poeta




O poeta


Não sou maior que qualquer poema, por menos parágrafos ou linhas que tenha. Sou apenas um condutor, um maquinista que não faz mais que sua obrigação. Na poesia, às vaidades devem ser esquecidas, pois o poeta que cria um belo poema, apenas pelos aplausos e gritos de “bravo!”, não deve ser lido, pois seu poetar não tem serventia.

O poeta deve ficar feliz com o brilho nos olhos de seu leitor e conter sua vaidade de homem, pois poetas não são deuses, são homens que distorcem o real para que mais pessoas possam enxergar as variações de cores; às variações de tons, às infinitas formas de sonhar, sofrer, sorrir, existir, se emocionar. O poeta deve proporcionar uma visão das coisas, criar uma ponte para hemisférios que poucos conseguem perceber.

O verdadeiro poeta se alegra, não com o nascer de seu poema, mas com todas as sensações que uma poesia possa propiciar a quem se aventura a desbrava-la, aquém se aventurar, desnudo, a viajar para dentro dos mistérios de seu coração e não temer perder-se.


Marcos Martins.

Nenhum comentário: