acompanhar

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Não é nada, é só um desabafo no deserto


Acho que um dos motivos que fazem com que o Brasil viva nesse entrave de crescimento (crescimento em todos os sentidos), acrescido da síndrome do estrangeiremos de compararmos tudo o que passamos aqui com o que existe lá fora do tipo: “Ah, se fosse nos Estados Unidos, não seria assim.” “Na Europa é diferente, todos lá são tão educado. E no Japão, então...” Me faz refletir que enquanto não soubermos cumprir as leis que nos são impostas, vamos sempre viver nessa rotina de sempre querer dar um jeitinho em tudo, de sempre querer usufruir dos direitos (nunca engolir os deveres) e viver com essa síndrome de Peter Pan de nunca crescermos como deveríamos crescer. Porque estou dizendo isso devem estar se perguntando, ou quem sabe até nem queiram saber, mas explico mesmo assim. Ao informar um aviso, onde todos deviriam cumprir uma norma estabelecida, recebo a seguinte pérola: “Isso é muita frescura.” 

Queremos tudo: melhores hospitais, educação de boa qualidade, um País mais justo, sem corrupção e sem violência (por mais que ela esteja canalizada em nós), mas em troca o que damos? Um sonoro: “Isso é muita frescura!”

Como disse um amigo meu certa vez: “O Brasil é um país feito por todos nós. Só falta desatar esses nós para que possamos fazer jus ao trecho de nosso belo hino: Gigante pela própria natureza”.

Marcos Martins.

Nenhum comentário: